UBERABA sedia lançamento nacional de novo protocolo de rastreamento do câncer do colo do útero


18 de agosto de 2025

O novo exame é mais eficaz na detecção precoce do câncer, permitindo identificar a presença do vírus antes do surgimento de lesões.

Nesta sexta-feira (15), Uberaba recebeu representantes do Ministério da Saúde para o lançamento nacional do Novo Protocolo e Diretrizes para Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, ação que integra o Programa Agora Tem Especialistas do Sistema Único de Saúde (SUS). O município foi escolhido como uma das cidades-sede no país e uma das duas em Minas Gerais a iniciar a implantação do novo método.

O anúncio ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) Mário Sérgio Rodrigues Cordeiro Carneiro, no Beija-Flor, que será uma das primeiras do município a oferecer o teste molecular de DNA-HPV, em substituição gradual ao exame citopatológico (Papanicolau). 

Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo exame é mais eficaz na detecção precoce do câncer, permitindo identificar a presença do vírus antes do surgimento de lesões. Quando não houver diagnóstico de HPV, o intervalo entre as coletas passará de um para cinco anos, mantendo a faixa etária de rastreamento entre 25 e 60 anos.

Em Uberaba, o novo teste estará disponível a partir desta segunda-feira (18) na USF Beija-Flor e na Unidade Matricial de Saúde (UMS) do Volta Grande, com expansão gradual para todas as unidades do município.

A representante da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Thatiane Torres, destacou que Uberaba foi escolhida por já se destacar nas ações de prevenção e estar preparada para incorporar a tecnologia em sua rede de atenção. “É um exame de ponta, incorporado ao SUS para salvar vidas e identificar precocemente o câncer de colo de útero, oferecendo oportunidade de tratamento adequado e reduzindo a mortalidade”, ressaltou.

A prefeita Elisa Araújo celebrou a escolha de Uberaba como sede do lançamento. “É um avanço importante, que alia tecnologia e cuidado à saúde da mulher, reduzindo a necessidade de exames frequentes e proporcionando mais conforto, precisão e prevenção”, afirmou. 

Conforme enfatizou a secretária de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, a medida é um avanço para a saúde pública. “Com essa tecnologia, oferecemos resultados mais precisos e seguros, fortalecendo a prevenção e a detecção precoce. É fundamental que continuemos a investir em tecnologias e métodos que nos permitam oferecer a melhor atenção possível à saúde da mulher”, disse.

A prevenção ao câncer do colo do útero é também prioridade para o estado de Minas Gerais e integra o programa Saúde Aqui Tem Pressa, que fomenta estratégias para detecção precoce, diagnóstico rápido e tratamento oportuno, garantindo um prognóstico mais favorável. 

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU – Fotos: Lílian Veronezi/PMU

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


30 de dezembro de 2025
Para 2026, a trajetória dos repasses do FPM dependerá do desempenho da economia e da estabilidade da arrecadação federal
30 de dezembro de 2025
Os recursos poderão ser investidos pelo município em áreas prioritárias 
Por Lúcio Amvale 30 de dezembro de 2025
Execuções ao longo de 2025 refletem um planejamento voltado para atender demandas históricas da população 
30 de dezembro de 2025
Gestão Municipal investe para o fortalecimento da leitura e da formação cultural no município 
30 de dezembro de 2025
Pagamento terá início em 9/2 e mais de 3 milhões de veículos estão isentos do imposto
30 de dezembro de 2025
Consumidora ganhou com bilhete gerado por uma compra de pouco mais de R$ 100
29 de dezembro de 2025
Orientação importante para o planejamento do próximo exercício orçamentário; permite que os gestores ajustem metas e aloquem recursos de forma mais eficiente 
29 de dezembro de 2025
O objetivo é assegurar que a destinação e a execução dos recursos públicos sejam plenamente identificáveis, auditáveis e acessíveis à sociedade 
29 de dezembro de 2025
Evento fez parte das comemorações pelos 72 anos de emancipação do município 
29 de dezembro de 2025
A proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue,  Chikungunya e Zika Vírus, aumenta com períodos de chuva e de calor intenso