UBERABA sedia lançamento nacional de novo protocolo de rastreamento do câncer do colo do útero

O novo exame é mais eficaz na detecção precoce do câncer, permitindo identificar a presença do vírus antes do surgimento de lesões.
Nesta sexta-feira (15), Uberaba recebeu representantes do Ministério da Saúde para o lançamento nacional do Novo Protocolo e Diretrizes para Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, ação que integra o Programa Agora Tem Especialistas do Sistema Único de Saúde (SUS). O município foi escolhido como uma das cidades-sede no país e uma das duas em Minas Gerais a iniciar a implantação do novo método.
O anúncio ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) Mário Sérgio Rodrigues Cordeiro Carneiro, no Beija-Flor, que será uma das primeiras do município a oferecer o teste molecular de DNA-HPV, em substituição gradual ao exame citopatológico (Papanicolau).
Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo exame é mais eficaz na detecção precoce do câncer, permitindo identificar a presença do vírus antes do surgimento de lesões. Quando não houver diagnóstico de HPV, o intervalo entre as coletas passará de um para cinco anos, mantendo a faixa etária de rastreamento entre 25 e 60 anos.
Em Uberaba, o novo teste estará disponível a partir desta segunda-feira (18) na USF Beija-Flor e na Unidade Matricial de Saúde (UMS) do Volta Grande, com expansão gradual para todas as unidades do município.
A representante da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Thatiane Torres, destacou que Uberaba foi escolhida por já se destacar nas ações de prevenção e estar preparada para incorporar a tecnologia em sua rede de atenção. “É um exame de ponta, incorporado ao SUS para salvar vidas e identificar precocemente o câncer de colo de útero, oferecendo oportunidade de tratamento adequado e reduzindo a mortalidade”, ressaltou.
A prefeita Elisa Araújo celebrou a escolha de Uberaba como sede do lançamento. “É um avanço importante, que alia tecnologia e cuidado à saúde da mulher, reduzindo a necessidade de exames frequentes e proporcionando mais conforto, precisão e prevenção”, afirmou.
Conforme enfatizou a secretária de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, a medida é um avanço para a saúde pública. “Com essa tecnologia, oferecemos resultados mais precisos e seguros, fortalecendo a prevenção e a detecção precoce. É fundamental que continuemos a investir em tecnologias e métodos que nos permitam oferecer a melhor atenção possível à saúde da mulher”, disse.
A prevenção ao câncer do colo do útero é também prioridade para o estado de Minas Gerais e integra o programa Saúde Aqui Tem Pressa, que fomenta estratégias para detecção precoce, diagnóstico rápido e tratamento oportuno, garantindo um prognóstico mais favorável.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU – Fotos: Lílian Veronezi/PMU