UBERABA avança na alfabetização de crianças na idade certa

Município registrou um salto de quase 12 pontos percentuais
na taxa de crianças alfabetizadas na idade certa
Neste 8 de setembro, Dia Mundial da Alfabetização, destaque para o avanço de Uberaba na educação infantil. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), durante a apresentação dos resultados do Indicador Criança Alfabetizada, a cidade registrou um salto de quase 12 pontos percentuais na taxa de crianças alfabetizadas na idade certa, passando de 45,8% em 2023 para 57,68% em 2024.
O Indicador Criança Alfabetizada é um índice nacional calculado a partir de avaliações realizadas pelos sistemas estaduais de ensino, como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Desde 2024, esses resultados são divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A metodologia inclui a aplicação de um teste que contém 16 questões de múltipla escolha e três questões de resposta construída, dentre elas uma produção textual. O Inep fornece o conjunto de itens que integrarão os testes aplicados pelos estados e faz o alinhamento nacional dos dados para calcular o indicador.
“Esse avanço no índice de alfabetização é motivo de grande orgulho para toda a nossa equipe. O resultado reflete o esforço e a dedicação incansáveis dos profissionais da educação da nossa rede, que trabalham diariamente para garantir que cada criança desenvolva suas habilidades de leitura e escrita na idade certa. Parabenizo também as crianças, que com empenho e coragem estão construindo o seu futuro por meio do aprendizado. Continuaremos reforçando nosso compromisso para que esse progresso se mantenha e se amplie”, afirmou a secretária de Educação, Juliana Petek.
Para além dos dados do MEC, a Secretaria de Educação (Semed) ressalta que medidas como as formações continuadas de professores, por meio da Casa do Educador, o concurso público do magistério para completar o quadro de profissionais na rede municipal, o reconhecimento e incentivo a práticas pedagógicas positivas dentro de sala de aula e as regulamentações do novo Plano de Carreira são esforços que refletem em um bom resultado nos diagnósticos.
Ação nacional - Entre outubro e novembro de 2024, cerca de dois milhões de estudantes foram avaliados nas próprias escolas pelos sistemas estaduais. O teste tem como objetivo identificar se as crianças apresentam habilidades básicas de leitura e escrita, essenciais para a alfabetização ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
O padrão nacional que define uma criança como alfabetizada foi fixado em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conforme resultado da Pesquisa Alfabetiza Brasil, em 2023 pelo Inep. Alcançar esse padrão significa que o estudante é capaz de ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas em textos breves, como bilhetes, crônicas e fragmentos de contos infantis; além de inferir informações presentes em textos que combinam linguagem verbal e não verbal.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Imagens: Ministério da Educação