Secretaria Executiva da NFS-e orienta gestores com novidades sobre a Reforma Tributária


15 de dezembro de 2025

Nota técnica atualiza regras e ajustes para se adequar

ao atual layout da nota fiscal eletrônica 

Com o objetivo de ajustar a implementação de novas regras e disponibilizar ambientes de testes para que Municípios e empresas possam se preparar para as mudanças da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, a Secretaria Executiva da NFS-e publicou documento orientativo. A Nota Técnica SE\CGNFS-e 004/2025 traz as atualizações de regras e ajustes para se adequar ao atual layout da NFS-e que está no ambiente de Produção. Confira as principais mudanças:
1. Desligamento Temporário de Regras de Validação dos Grupos “IBSCBS”. Neste campo, a principal novidade é o desligamento das Regras de Validação de Obrigatoriedade dos Grupos Imposto sobre Bens e Serviços - Comitê Gestor do IBS (“IBSCBS”). A alteração mais importante está relacionada às regras de negócio que tornam obrigatória a informação dos grupos “IBSCBS” na Declaração de Prestação de Serviços (DPS) e na NFS-e foram suspensas. A suspensão destas regras não altera o prazo final de 1º de janeiro de 2026 para que os Entes municipais se integrem à plataforma NFS-e. O prazo se mantém, inclusive com a possibilidade de sanções para quem não aderir.

2. Ambiente de Testes para os Grupos “IBSCBS” – Piloto. Neste ponto, foi implantado no ambiente de Produção Restrita um ambiente NFS-e com os novos grupos de informações “IBSCBS”. O ambiente já está disponível para todos os Municípios e empresas que desejam realizar testes. As atualizações disponíveis no ambiente de testes incluem: 

  • API Sefin: Possibilidade de emissões de DPS com o novo grupo “IBSCBS” e geração da NFS-e integrada à Calculadora de Tributos.
  • API de Compartilhamento (ADN): Recepção de NFS-e com os grupos “IBSCBS” e validação de suas informações (para Municípios que utilizam emissores próprios).

3. Início do Piloto da NFS-e Via (Pedágios). O documento elaborado pela secretaria detalha o início do projeto piloto da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica de Exploração de Via (NFS-e Via). O ambiente, que é restrito, já está disponível para testes com as Concessionárias de Exploração de Rodovias. Na oportunidade a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que os entes fiquem atentos aos seguintes status do ente, que deve conter as seguintes informações:

Status: não conveniado sem termo de adesão válido.
Em processo de configuração:
 não concluiu configurações ou concluiu e programou ativação para data futura.
Ativo na plataforma:
 convênio válido, parametrização efetuada, mas sem NFS-e no Ambiente de Dados Nacional - ADN no último trimestre.
Ativo Operacional:
 convênio válido, parametrização efetuada e com NFS-e no Ambiente de Dados Nacional - ADN no último trimestre.

A CNM ressalta que, para não sofrer as penalizações a partir de 1º de janeiro de 2026, o Ente precisa estar no Status de Ativo Operacional. A entidade segue acompanhando e trabalhando para a defesa dos Municípios e a preparação do melhor processo de implementação da Reforma Tributária pelos Entes. 

Da Agência CNM de Notícias


OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


15 de dezembro de 2025
99 alunos concluíram essa importante etapa da vida escolar 
15 de dezembro de 2025
Uma iniciativa inédita no município, que representa um avanço histórico na oferta de procedimentos oftalmológicos à população
15 de dezembro de 2025
Rede do município deixará o modelo bimestral e passará a adotar o modelo trimestral 
15 de dezembro de 2025
SEE/MG abrirá Consulta Pública do Referencial, etapa necessária  para a elaboração da versão final do documento
15 de dezembro de 2025
Em 2025, a associação implementou ações importantes, entre outras, a atuação do Procon Regional, as voltadas ao desenvolvimento econômico e turístico da região 
12 de dezembro de 2025
Para serem contemplados, os estudantes passaram por triagem realizada pelas equipes das secretarias de Saúde e de Educação 
11 de dezembro de 2025
ABERTURA: 12/12/2025 - FECHAMENTO: 16/12/2025