Prazo para o segundo ciclo de adesão ao PDDE Equidade será até 11 de agosto


22 de julho de 2025

Programa destina recursos suplementares às escolas públicas

de educação básica que atendem populações historicamente excluídas

Após o ciclo de adesão entre maio e junho, uma nova lista de escolas municipais e estaduais de educação e escolas da rede pública terá a chance de aderir ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão até 2026 para melhorar a qualidade da oferta e a infraestrutura física e pedagógica das escolas da educação básica, especialmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade. O prazo para o novo ciclo de adesão vai até o dia 11 de agosto. 

O PDDE Equidade é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada à pasta. O programa surgiu como resposta à necessidade de garantir o direito à educação com qualidade, respeitando as especificidades socioculturais dos diferentes territórios e sujeitos. 

No primeiro ciclo, 100% das redes estaduais, 98% das redes municipais e 92% das escolas elegíveis aderiram ao PDDE Equidade. Isso significa mais de 25 mil escolas, entre as mais vulneráveis do país, recebendo apoio federal para infraestrutura e projetos pedagógicos. 

Agora, o MEC permitirá a adesão de três mil novas escolas que não estavam elegíveis pela priorização inicial. A nova lista obedece aos mesmos critérios técnicos do primeiro ciclo, conforme Resolução nº 17/2024 do FNDE/MEC. Nesse número estão contempladas todas as escolas indígenas que constituíram Unidade Executora e não haviam aderido no primeiro ciclo, assim como as escolas com turmas de educação bilíngue de surdos que ainda não haviam feito adesão.

A adesão pode ser feita por meio da página de programas do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Escolas que estejam elegíveis a mais de um programa também devem completar a adesão em todas as oportunidades dentro do prazo. 

PDDE Equidade

O PDDE Equidade destina recursos suplementares às escolas públicas de educação básica que atendem populações historicamente excluídas. O objetivo é fortalecer a equidade educacional, promovendo melhores condições de oferta, infraestrutura e qualidade do ensino em contextos de maior vulnerabilidade social e educacional. 

O programa é composto por três grandes frentes: PDDE Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), que apoia a educação especial inclusiva; PDDE Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas, que promove melhorias estruturais nessas unidades; e PDDE Diversidades, que visa à implementação das diretrizes curriculares nacionais em dez linhas temáticas. 

Nesse ciclo, os recursos se destinam às modalidades: educação especial; educação do campo; educação escolar indígena; educação escolar quilombola; educação para as relações étnico-raciais; educação bilíngue de surdos; e educação de jovens e adultos. 

Fonte: AMM, MEC, com informações da Secadi - Foto: Divulgação/MEC

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


22 de julho de 2025
A mostra reuniu obras de artistas brasileiros com destaque no cenário internacional
22 de julho de 2025
A primeira quota ou a quota única deve ser paga até 30 de setembro de 2025
22 de julho de 2025
Certame contempla diversas carreiras da rede estadual; inscrições vão até 21/8 e pedidos de isenção da taxa podem ser feitos até quinta-feira (24/7) 
22 de julho de 2025
Durante visita ao local que vai abrigar a sede administrativa do órgão, na Rua 13 de Maio, o secretário anunciou a entrega da obra para esta semana
21 de julho de 2025
É oficial: os passaportes já estão à venda! 
21 de julho de 2025
No período, foram registrados mais de 650 mil acolhimentos pelos profissionais capacitados tecnicamente e emocionalmente para lidar com as situações diversas de emergência
cIS
18 de julho de 2025
ABERTURA: 07/08/2025 - FECHAMENTO: 31/12/2025
18 de julho de 2025
ABERTURA: 05/08/2025 - FECHAMENTO: 31/12/2025
18 de julho de 2025
ABERTURA: 08/08/2025 - FECHAMENTO: 31/12/2025
18 de julho de 2025
ABERTURA: 07/08/2025 - FECHAMENTO: 31/12/2025