Oficina Ortopédica permanece em UBERABA até sexta-feira com a entrega de cerca de 400 cadeiras de rodas


15 de janeiro de 2026

Cerca de 189 pacientes estão sendo beneficiados

com equipamentos desenvolvidos de forma individualizada

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebe até esta sexta-feira (16) a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre (OOIT) de Diamantina, que faz a entrega de aproximadamente 400 cadeiras de rodas, incluindo modelos comuns, adaptados, motorizados e de banho, no Centro Especializado de Reabilitação (CER).

Nesta quarta-feira (14), a prefeita Elisa Araújo visitou a Oficina, conversou com pacientes e familiares, acompanhou o trabalho da equipe técnica e presenciou a entrega dos equipamentos, reforçando o compromisso da gestão com a inclusão e a qualidade de vida das pessoas.

Nesta etapa, cerca de 189 pacientes estão sendo beneficiados com equipamentos desenvolvidos de forma individualizada, conforme as necessidades de cada usuário. A ação acontece em dois turnos, às 7h30 e às 13h, e marca a décima visita da carreta itinerante ao município, sendo a primeira edição de 2026.

Durante a visita, a prefeita destacou a importância do projeto para as famílias.

“Em todas as oficinas eu tive a oportunidade de estar presente, conversar com as famílias, e para mim a importância desse projeto é qualidade de vida. Não só para o paciente, mas também para quem cuida. Muita gente saiu daqui muito feliz. Pessoas que não tinham condições de comprar esses equipamentos agora acessaram o que há de melhor no mercado, com tecnologia de ponta e produtos adaptados, exclusivos para cada paciente. Cada ação como essa traz uma satisfação muito grande e a sensação de dever cumprido, porque o cuidado com as pessoas está acontecendo de fato”, afirmou Elisa.

A fisioterapeuta da SMS e referência técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Érika Cruz, explicou como funciona o processo de confecção das cadeiras.

“No agendamento, os especialistas fazem todas as medições, avaliam se há deformidade de coluna, a angulação, o tipo de assento e todos os suportes necessários. Cada detalhe é pensado para garantir segurança, conforto e funcionalidade. Cada pessoa tem a sua necessidade, e a cadeira é adaptada exatamente para ela”, explicou.

Segundo Érika, com esta edição, o município ultrapassa a marca de 1.200 pacientes avaliados, totalizando mais de 1.400 procedimentos, entre entrega de órteses, próteses, palmilhas, calçados ortopédicos e cadeiras de rodas.

A Oficina Ortopédica Itinerante percorre diversos municípios mineiros oferecendo serviços de avaliação, medição, confecção e entrega de equipamentos ortopédicos, contando com uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, técnicos em órteses e próteses e outros especialistas.

A Oficina está instalada no Centro Especializado em Reabilitação, na Rua Guaçuí, 195, Vila Militar. Para participar das próximas edições, os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação fisioterapêutica e posterior encaminhamento, munidos de RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço. Para menores de idade, é necessário apresentar o RG do responsável legal.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: Lílian Veronezi/PMU




OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


15 de janeiro de 2026
ABERTURA: 15/01/2026 - FECHAMENTO: 20/01/2026
15 de janeiro de 2026
ABERTURA: 15/01/2026 - FECHAMENTO: 19/01/2026
15 de janeiro de 2026
Documento on-line dispensa atendimento presencial e passa a ser emitido a partir de 19/1
15 de janeiro de 2026
ABERTURA: 15/01/2026 - FECHAMENTO: 27/01/2026
15 de janeiro de 2026
ABERTURA: 02/01/2026 - FECHAMENTO: 02/01/2026
15 de janeiro de 2026
Medida beneficia famílias de baixa renda não contempladas pela Tarifa Social e garante redução média de R$ 20 na conta de energia
14 de janeiro de 2026
Além da finalização das 540 unidades habitacionais, o projeto contempla a execução da infraestrutura do empreendimento 
14 de janeiro de 2026
Iniciativa proporciona passagem das modernas e pesadas máquinas dos produtores, além de contribuir nos plantios e escoamento da safra 
14 de janeiro de 2026
Uma das recomendações: garantir a eficiência na arrecadação e evitar perdas de receita 
13 de janeiro de 2026
Em discussão, entre outros assuntos, o Novo Plano Municipal de Assistência Social que vai nortear as ações da Pasta para os próximos anos