No Japão, prefeita Elisa Araújo e secretário Celso Neto visitam empresa que pretende investir em Uberaba


27 de junho de 2025

Empresa implantará unidade para produzir gás biometano a partir de resíduos de cana-de-açúcar

Em Osaka, no Japão, para participar de missão com empresários e autoridades de todo o país, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, se reuniram com os investidores da empresa Mitsui & Co. para apresentar as potencialidades de Uberaba e conhecer a Diretoria. 

A Mitsui é a empresa responsável pela instalação da unidade que fará a produção de gás biometano a partir de resíduos de cana-de-açúcar, em parceria com a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA). O objetivo é fornecer gás competitivo e de baixo carbono para indústrias locais, contribuindo para a transição energética do Brasil. 

“O memorando de entendimento para a instalação do projeto que vai produzir biometano a partir de resíduos de cana-de-açúcar foi assinado com a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), em abril, quando anunciamos o empreendimento. Agora, aproveitamos a oportunidade para conhecer a sede da Mitsui e apresentar as potencialidades de Uberaba e as vantagens de se investir aqui. Levamos o nosso portfólio e mostramos que somos uma referência forte no agronegócio, falamos da nossa Zona de Processamento de Exportação – a ZPE –, dos incentivos fiscais atrativos, além de contar que temos uma infraestrutura excelente para recebê-los”, contou Elisa.

Segundo a prefeita, a empresa demonstrou interesse em avaliar a cidade para outros investimentos, com a possibilidade de instalação, para além da planta de biometano. A Mistsui & Co. é a responsável pela administração das unidades da Mitsui pelo mundo.

Além da Mistsui & Co., a prefeita e o secretário aproveitaram a oportunidade da Missão Japão para apresentar Uberaba para investidores dos setores do agronegócio - que trabalham com maquinário, defensivos agrícolas e insumos - além de empresas que atuam com fundos de investimentos.

A missão ao Japão foi organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A ação ocorreu entre os dias 20 e 25 de junho, voltada para empresários, lideranças sindicais e autoridades. A comitiva mineira, com mais de 80 integrantes, contou com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

"A Mitsui é uma das 10 maiores empresas do Japão, um dos maiores conglomerados que atuam em diversos setores do mundo. Apresentar Uberaba para essas empresas demonstra o nosso comprometimento em promover o crescimento da nossa cidade, atraindo investimentos e fortalecendo a nossa economia. Com a economia mais forte, a gente consegue gerar mais emprego, renda e qualidade de vida para a nossa gente. Seguimos com trabalho, seriedade e desenvolvimento”, reforçou Celso.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU



OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


26 de setembro de 2025
Serviço atende aproximadamente 200 alunos através de cinco linhas de transporte 
26 de setembro de 2025
A área de estudo é fundamental para o sucesso acadêmico e pessoal, e deve ser integrada 
26 de setembro de 2025
Peças foram doadas pela família de Sr. Julião Gabriel
26 de setembro de 2025
Agência do Governo de Minas esteve na cidade pela primeira vez e conheceu de perto o potencial econômico da região 
25 de setembro de 2025
Além do aspecto material, a iniciativa carrega um importante valor simbólico para os alunos da Escola de Música 
25 de setembro de 2025
Documento orienta gestores municipais sobre o  funcionamento dos conselhos para o acesso ao ICMS Esportivo
25 de setembro de 2025
Temas relevantes para o desenvolvimento urbano são o alvo do evento 
25 de setembro de 2025
Iniciativa tem como objetivo estreitar a relação da CNM com os gestores municipais e oferecer capacitação técnica de alto nível. 
24 de setembro de 2025
Entre as principais pautas: revisão de despesas municipais que deveriam ser custeadas pelo Estado, ampliação dos investimentos em Saúde e a conservação das estradas estaduais
23 de setembro de 2025
Cidade foi escolhida por suas condições meteorológicas ideais que favorecem provas de longa distância