Macrorregião Triângulo do Sul fortalece estratégias de Promoção da Saúde


24 de março de 2026

O encontro reforçou o compromisso com a promoção da equidade no sistema de saúde

Profissionais da Macrorregião Triângulo do Sul se reuniram durante o Encontro de Promoção da Saúde realizado no auditório da Receita Federal, em Uberaba, na última terça-feira (18/03).

O evento teve como objetivo discutir estratégias para o fortalecimento de ações voltadas à promoção da saúde nos municípios.

Também foram apresentadas propostas de alteração de indicadores da Resolução SES/MG nº 9.076 e os resultados do 3º quadrimestre de 2025.

O encontro reforçou o compromisso com a promoção da equidade no sistema de saúde, estimulando práticas que reconheçam as especificidades de grupos como a população LGBTQIAPN+ e a população negra.

Os debates abordaram a forma como essas populações são vulnerabilizadas sob a perspectiva interseccional, ou seja, como diferentes formas de desigualdade e opressão, como racismo, sexismo, classismo e homofobia, se cruzam e sobrepõem, afetando indivíduos de forma simultânea e única.

O Doutor em Ciência Política, Mestre em Sociologia e Professor do curso de Serviço Social da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), Marco Aurélio Monteiro, apresentou conteúdos sobre a diversidade sexual e como esses fatores impactam diretamente o acesso aos serviços e a qualidade do atendimento em saúde oferecido.

Monteiro evidenciou que a sexualidade vai além de aspectos puramente biológicos, sendo também construída social e culturalmente, e exigindo dos profissionais uma compreensão ampliada e sensível à realidade de cada indivíduo.

Segundo ele, “é importante diferenciar conceitos como orientação sexual e identidade de gênero, frequentemente confundidos no cotidiano dos serviços de saúde, para garantir um atendimento mais respeitoso e inclusivo”.

Ações exitosas

A programação também incluiu apresentação de boas práticas desenvolvidas pelos municípios da Macrorregião Triângulo do Sul, que compartilharam experiências exitosas na promoção da saúde adotadas no território.

Carneirinho apresentou a intersetorialidade como ferramenta no ambiente escolar.

Itapagipe destacou as ações da Academia da Saúde com a prática de Tai Chi Chuan e Limeira do Oeste também levou atividades desenvolvidas na Academia da Saúde.

Pedrinópolis apresentou o projeto Saúde em Foco e Pirajuba abordou a gestão inteligente na equidade e no cuidado integral, enquanto Sacramento falou sobre iniciativas voltadas às práticas corporais e ao programa No Limite.

Já Uberaba, compartilhou experiências do Centro de Referência em Saúde da População (CRESP) LGBT+ e da gestão da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), debatendo a inclusão e o cuidado em saúde mental.

Andreza Machado, referência técnica em Promoção em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, afirmou que a promoção da saúde vai além do cuidado centrado na doença, incorporando ações que consideram os determinantes sociais e a qualidade de vida das pessoas.

Ela afirma que “é uma agenda que exige articulação e integração constante entre as equipes dos municípios, além de um olhar ampliado sobre as necessidades da população”.

Franciene Gomes, uma das responsáveis pelo encontro, afirmou que, “o papel da gestão e das referências municipais da saúde ganha destaque na sustentação das ações de promoção, pois são eles que as sustentam no cotidiano dos serviços, promovendo articulação, fortalecimento de políticas públicas e aproximação com a população”, conclui.

Por Sara Braga - Foto: Sara Braga

Fonte: Prefeitura de Itapagipe 

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


22 de junho de 2026
Evento visa esclarecer as principais mudanças da Reforma Tributária,  para proporcionar aos participantes atualização a adequada gestão de suas atividades
22 de junho de 2026
A comunidade garimpense ganha, também, o seu Mercadão Municipal
22 de junho de 2026
Empreendimento representa um dos mais importantes investimentos privados em andamento no município 
22 de junho de 2026
PlanMob-Brasil objetiva promover deslocamentos mais seguros, acessíveis, eficientes e sustentáveis
22 de junho de 2026
Em foco, a implementação de novo projeto para atender a população e contribuir para o desenvolvimento do município 
22 de junho de 2026
Iniciativa beneficia usuários dos 27 municípios da macrorregião do Triângulo Sul 
19 de junho de 2026
ABERTURA: 22/06/2026 - FECHAMENTO: 24/06/2026
19 de junho de 2026
A voz dos adolescentes pirajubenses ecoou na construção de propostas para o futuro da infância e adolescência 
17 de junho de 2026
É considerado o mais completo evento da cadeia da piscicultura brasileira 
17 de junho de 2026
Em pauta também recursos para a reforma e ampliação de quatro unidades de ensino no município