ITAPAGIPE: Comunidade da Escola da Serra da Moeda opta por manter gestão estadual

Decisão recebe o apoio do prefeito Ricardo Garcia
O prefeito Ricardo Garcia, acompanhado da secretária municipal de Educação, Lenira Carneiro, e do coordenador de Transporte Escolar, Antonides Cordeiro, esteve no dia 29 de abril na Escola Estadual da Serra da Moeda para uma reunião com professores, funcionários e pais de alunos.
O objetivo foi apresentar e debater a proposta do Governo de Minas Gerais para a municipalização da unidade escolar.
Durante o encontro, o prefeito explicou que a Superintendência Regional de Ensino de Uberaba procurou a Prefeitura de Itapagipe propondo a transferência da gestão da escola para o município.
Atualmente, a escola atende turmas do 1º ao 9º ano sob responsabilidade do Estado.
A proposta previa que o município assumisse integralmente a administração da escola, mantendo o funcionamento do 1º ao 9º ano.
Caso a comunidade escolar manifestasse interesse na mudança, seria necessário elaborar um projeto de lei e submetê-lo à aprovação da Câmara Municipal.
A previsão era de que a municipalização, se aprovada, entrasse em vigor a partir de 2026.
Ricardo Garcia também destacou que essa não é a primeira vez que o município é procurado com tal proposta, mas ressaltou que, para aceitar a transferência de gestão, seria essencial que o Estado realizasse previamente uma reforma estrutural na unidade, entre outras melhorias necessárias.
Nesta segunda-feira, 5 de maio, o prefeito recebeu oficialmente a resposta da comunidade escolar: professores, pais e funcionários decidiram, em consenso, que preferem que a escola continue sob a gestão do Estado.
A Prefeitura encaminhará à Superintendência Regional de Ensino a decisão da comunidade escolar.
O prefeito Ricardo Garcia parabenizou toda a comunidade escolar pela união, participação e, sobretudo, pela forma democrática e transparente com que a decisão foi tomada.
Fonte: Prefeitura de Itapagipe