Fórum de Saúde Mental reúne cerca de 200 participantes de Uberaba e região


30 de maio de 2025

Discussões sobre o tema são fundamentais para construir soluções mais

humanas e eficazes para os desafios psicossociais enfrentados diariamente


A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta quinta-feira (29), o I Fórum de Saúde Mental e Políticas sobre Drogas. O encontro contou com o apoio do curso de Psicologia da Fazu e reuniu grande público. 

De acordo com a organização, cerca de 200 pessoas participaram do fórum, dentre profissionais das Unidades Básicas de Saúde, Caps, gestores, estudantes, usuários do serviço e diretores de outras cidades como Araxá, Sacramento, Canápolis, Conceição das Alagoas e Nova Ponte. 

"Esse foi um primeiro fórum e outros serão realizados, pois o tema transtornos mentais exige não apenas empatia, mas também políticas públicas eficazes para desestigmatizar e oferecer um tratamento adequado”, defendeu a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD), Noeme Andrade.

Segundo ela, essas discussões são fundamentais para construir soluções mais humanas e eficazes para os desafios psicossociais enfrentados diariamente. 

O diretor-geral da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior, reforçou a importância da conexão do curso de Psicologia da faculdade com a Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos muito alegres de estarmos aqui juntos e espero que este seja o primeiro de vários outros fóruns de saúde mental. Nossa casa está à disposição, pois acreditamos que parcerias como esta engrandecem não só o curso de Psicologia, como toda a comunidade. Destaco ainda a atuação da coordenadora do curso, Sheilla Parreira, que fez essa intermediação com a Secretaria de Saúde”, ressaltou.

A abertura do fórum contou com apresentação da Banda de Música da 5ª Região de Polícia Militar, logo após foram apresentados os seguintes painéis: “O caminhar da vida: os encontros e desencontros da população em situação e vivência de rua”, com o assistente social Cacildo Teixeira de Carvalho Neto; “Entre o desejo e o agir: os desafios contemporâneos da dependência tecnológica”, com o psicólogo Maxwell Lucas dos Santos Pereira; “Invisibilidade do sofrimento: os impactos dos transtornos mentais”, com a médica psiquiatra Caroline Silva Sposito e “Políticas sobre drogas: desafios da dependência na infância e juventude”, com a terapeuta ocupacional Kaila da Silva Bontempo.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: Lílian Veronezi/PMU 

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


15 de julho de 2025
Na mesma data do anúncio, Codau entrega novo poço profundo no Reservatório do Valim de Mello 
15 de julho de 2025
Iniciativa promove a profissionalização, geração de renda e valorização da vida 
15 de julho de 2025
Ação visa combater focos do mosquito da dengue, zika e Chikungunya e conscientizar a comunidade sobre o descarte correto de resíduos
15 de julho de 2025
Chame a galera, traga a família e venha viver essa experiência que vai ficar na memória! 
15 de julho de 2025
Desde sua criação, tem sido uma ferramenta fundamental para garantir  o bem-estar e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes
15 de julho de 2025
Peça anterior foi quebrada em um ato de vandalismo que comoveu e revoltou os moradores da região 
15 de julho de 2025
Um novo encontro com o mesmo propósito está agendado para esta quinta-feira (17)
15 de julho de 2025
Na área da Amvale, o município de Conceição das Alagoas formalizou adesão em 3 de julho de 2025
15 de julho de 2025
Iniciativa fortalece toda a cadeia de relacionamento com a administração pública e promove um ambiente de negócios mais íntegro e sustentável 
14 de julho de 2025
Os 60 idosos residentes utilizam cerca de 500 fraldas por dia