Diretoria da AMM avalia resultados de 2025 e apresenta planejamento para 2026 em reunião na sede da entidade

Elisa Araújo. prefeita de Uberaba, presidente da Amvale
e diretora regional Triângulo/AMM participou da reunião
A diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM) se reuniu, nesta quinta-feira (4/12), na sede da entidade, em Belo Horizonte, para avaliar os resultados alcançados até dezembro de 2025 e alinhar as ações previstas para o próximo ano. O encontro foi conduzido pelo presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, que destacou a importância da atuação institucional, a defesa do pacto federativo e a consolidação das pautas a serem defendidas pela entidade, em prol dos municípios mineiros.
Os números e resultados apresentados aos diretores foram detalhados pelo superintendente da entidade, Lu Pereira, que conduziu a exposição dos avanços alcançados pela AMM na atual gestão. Entre os destaques, a ampliação da presença regional, o crescimento da oferta de cursos, a atuação política intensa em defesa do municipalismo e a expressiva expansão dos atendimentos técnicos da Associação.
Presença ampliada e ações estruturantes
No balanço apresentado, as Caravanas AMM realizadas em 2025 mobilizaram centenas de gestores e equipes municipais em três macrorregiões — Centro-Oeste, Sul de Minas e Zona da Mata — reunindo mais de 620 participantes nos encontros regionais.
Os eventos temáticos da AMM também registraram grande participação: o 11º Fórum Mineiro de Educação recebeu mais de 500 participantes, enquanto o 2º Fórum Mineiro da Reforma Tributária reuniu mais de 200 gestores e servidores.
O retorno do Congresso Mineiro de Vereadores atraiu mais de 3 mil participantes, representantes de mais de 400 municípios e empresas, além de vereadores, prefeitos e vices de todas as regiões. O evento também marcou a posse das Diretorias Temáticas, que passam a atuar de forma integrada para fortalecer a agenda municipalista.
A presença na mídia também cresceu. Entre maio e outubro deste ano, foram registradas mais de 2.100 inserções espontâneas, com 84,4% de repercussões positivas e mais de 11 horas de exposição em rádio e TV.
EGM
A Escola de Gestão Municipalista (EGM) registrou crescimento expressivo na oferta de capacitações. Em 2025, mais de 7.500 pessoas participaram dos 68 cursos oferecidos, com 50% de desconto para municípios FPM 0.6. Outros 8.300 participantes acompanharam mais de 40 webinários da equipe técnica.
O atendimento direto também se fortaleceu: foram mais de 7.600 atendimentos realizados, contemplando mais de 1.300 municípios em demandas técnicas, jurídicas e institucionais.
Planejamento 2026
A diretoria conheceu ainda a agenda prevista para 2026. A programação começa já em janeiro, com a reunião do Conselho Fiscal. Em fevereiro, será retomada a Caravana AMM, reforçando a presença da entidade no interior.
Também estão previstos:
- 4º Fórum Mineiro de Meio Ambiente e 12º Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente – março
- 16º Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal – abril
- 41º Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 5 e 6 de maio
- Participação da AMM na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 18 a 21 de maio
Independência, união e fortalecimento institucional
Várias pautas foram discutidas pelos diretores presentes, como a privatização da Copasa, a PEC da Segurança, as demandas ao governo estadual e federal, além da questão das redes sociais dos prefeitos e a atuação do Ministério Público. Sobre a Copasa, Falcão explicou que a AMM acionou o TCE para entender melhor os impactos da privatização nos municípios, e propôs o engajamento dos prefeitos, junto aos deputados estaduais, para aprovação de emenda proposta pela entidade.
Ao encerrar o encontro, o presidente Luís Eduardo Falcão ressaltou que a AMM vive um momento de fortalecimento e de resultados concretos para os municípios mineiros.
“A AMM está mais presente, mais técnica e mais próxima das cidades. Nosso compromisso é com a defesa real do pacto federativo e com a construção de soluções coletivas que façam diferença na vida das pessoas. As novas diretorias temáticas já estão atuando e vão ampliar nossa capacidade de resposta. Seguimos com independência, apartidarismo e foco no interesse público municipalista”, afirmou.
Falcão destacou ainda que 2025 foi um ano de avanços importantes e que 2026 será marcado pela consolidação de projetos estruturantes. “Estamos entregando resultados e preparando a AMM para um ciclo ainda mais forte, com diálogo, transparência e eficiência”, completou.
Participaram da reunião da diretoria:
· Fabinho Antonucci, prefeito de Visconde do Rio Branco, 4º vice-presidente
· Gustavo Mitre, prefeito de Itaúna, conselheiro fiscal
· Marcinho Victor – prefeito de Abre Campo – conselheiro fiscal
· Antonio Vieira, prefeito de Rio Preto – conselheiro fiscal
· Maycon Willian, prefeito de Machado, 1º secretário
· Juliano Vasconcelos Gonçalves, prefeito de Mariana, 1º tesoureiro
· Geferson Burgarelli (Paquito), prefeito de Diamantina, 2º tesoureiro
· Evaldão dos Reis, prefeito de Corinto, diretor regional Central
· Otacílio Costa, prefeito de Conceição do Mato Dentro, diretor regional Central
· João Marcelo, prefeito de Nova Lima , diretor regional Central
· Marcelo de Cícero, prefeito de Ouro Verde de Minas, diretor regional Jequitinhonha/Mucuri
· Capitão Vitor Prado, prefeito de Timóteo, diretor regional Rio Doce
· Toninho Miguel – prefeito de Ouro Fino – diretor regional Sul
· Elisa Araújo – prefeita de Uberaba – diretora regional Triângulo
· Victor Paiva – prefeito de Alto Rio Doce – diretor regional Zona da Mata
· Robson Magela – prefeito de Araxá, diretor regional Alto Paranaíba
· Leo Camilo – prefeito de Santo Antônio do Monte – diretor regional Centro- Oeste,
Fonte: AMM







