Cartilha Ministério da Saúde edição 2025 traz orientações sobre acesso à captação de recursos

Publicação destina-se a parlamentares, gestores e gestoras de secretarias estaduais e municipais de saúde
O Fundo Nacional da Saúde (FNS) lançou a cartilha para apresentação de proposta do Ministério da Saúde edição 2025. O documento traz orientações sobre acesso à captação de recursos para melhoria e expansão da qualidade dos serviços de saúde.
A publicação é voltada a parlamentares, gestores e gestoras de secretarias estaduais e municipais de saúde, seguindo primícias que norteiam o caráter tripartite do Sistema Único de Saúde. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta para auxiliar estados e municípios na oferta de mais serviços à população e redução do tempo de espera por atendimento no SUS.
Construída para fortalecer a colaboração entre o Ministério da Saúde, gestores locais e instituições de saúde, na cartilha constam informações sobre as chamadas transferências fundo a fundo; as modalidades de aplicação de recursos; formas de aquisição de equipamentos; e o direcionamento para conhecer a Relação Nacional de Equipamentos e Materiais Permanentes financiáveis para o SUS.
O material descreve, também, os principais programas – desde a atenção primária aos serviços de atenção especializada à saúde –, além da execução de estratégias fundamentais para a população, que buscam sanar gargalos históricos, como o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Fundo Nacional de Saúde (FNS) também disponibiliza o Sistema InvestSUS, onde é possível conhecer os programas disponíveis para o financiamento, os recursos recebidos por emenda parlamentar ou programa, indicar os objetos financiáveis, cadastrar, gerenciar e acompanhar as propostas apresentadas ao Ministério da Saúde.
Fonte: AMM