Aplicativo facilitará doações de sangue no Brasil


27 de novembro de 2023

Hemovida quer mostrar importância de manter estoques em níveis seguros

Os estoques de sangue dos dos hemocentros podem ser reforçados por meio de um novo instrumento que facilitará a ação voluntária de doadores. O Ministério da Saúde criou a plataforma miniapp Hemovida, que está integrada ao ConecteSUS. Com o aplicativo, poderá ser obtida a carteira virtual do doador que terá informações de saúde, tipo sanguíneo e a data da última doação.


Além disso, o doador terá um registro pessoal e útil em situações de emergência; histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas e agendadas e ainda pode optar por fazer autodeclaração de doação de sangue para manter um registro do compromisso com a causa.


Sobre os serviços hemoterápicos o doador terá a localização da rede de saúde mais próxima, para identificar onde doar e receber informações sobre os serviços disponíveis em cada unidade.


De acordo com o ministério, o Hemovida vai facilitar a captação de doadores e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros. O miniapp estará disponível para download nas principais lojas de aplicativos, a partir desta segunda-feira (27). O anúncio de criação da plataforma foi feito no sábado (25), Dia Nacional do Doador de Sangue.


“O aplicativo Hemovida estimula a doação de sangue voluntária, um ato de amor que salva vidas”, afirma a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.


Para o Ministério da Saúde, a plataforma gratuita pode ser uma ponte entre os hemocentros da rede pública de saúde e os possíveis doadores. “O aplicativo desempenha um importante papel na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento”, diz a pasta.


Na plataforma, o doador poderá ainda convidar amigos e familiares, compartilhar experiências nas redes sociais e incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras.

Critérios de doação

O aplicativo trará ainda informações detalhadas sobre como e quem pode doar, além dos cuidados necessários no dia da doação. “[O aplicativo] garante que os doadores estejam bem informados e preparados”, acrescenta o ministério.


Quem quiser se cadastrar no ConecteSUS Cidadão precisa baixar o aplicativo nas lojas Android ou iOS, ou por meio do site conectesus.saude.gov.br. O login no app é feito pelo acesso único do Governo Federal (gov.br).

Fonte: Agência Brasil - Foto: Tomaz Silva

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


30 de janeiro de 2026
Com investimento de R$ 1,6 milhão, a unidade de porte 2 terá 442 m² de área construída
29 de janeiro de 2026
Primeiro emplacamento de veículo passa a ser feito totalmente on-line
29 de janeiro de 2026
Durante a capacitação foi apresentado balanço dos primeiros 30 dias de implantação do Serviço
29 de janeiro de 2026
ABERTURA: 29/01/2026 - FECHAMENTO: 02/02/2026
29 de janeiro de 2026
ABERTURA: 28/01/2026 - FECHAMENTO: 28/01/2026
28 de janeiro de 2026
Além das orientações práticas, a iniciativa marca o início de um processo mais amplo de capacitação
27 de janeiro de 2026
Iniciativa visa, por exemplo, o fortalecimento dos esportes urbanos como ferramenta de inclusão social 
27 de janeiro de 2026
Garantir o deslocamento eficiente dos profissionais, o acompanhamento de programas e a gestão dos serviços de forma mais eficaz
27 de janeiro de 2026
Primeira edição de 2026 amplia participação e passa a incluir arquivos na programação 
27 de janeiro de 2026
Evento deve reunir cerca 500 mulheres de negócios e profissionais de diversas regiões do país e do exterior