Aplicativo facilitará doações de sangue no Brasil


27 de novembro de 2023

Hemovida quer mostrar importância de manter estoques em níveis seguros

Os estoques de sangue dos dos hemocentros podem ser reforçados por meio de um novo instrumento que facilitará a ação voluntária de doadores. O Ministério da Saúde criou a plataforma miniapp Hemovida, que está integrada ao ConecteSUS. Com o aplicativo, poderá ser obtida a carteira virtual do doador que terá informações de saúde, tipo sanguíneo e a data da última doação.


Além disso, o doador terá um registro pessoal e útil em situações de emergência; histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas e agendadas e ainda pode optar por fazer autodeclaração de doação de sangue para manter um registro do compromisso com a causa.


Sobre os serviços hemoterápicos o doador terá a localização da rede de saúde mais próxima, para identificar onde doar e receber informações sobre os serviços disponíveis em cada unidade.


De acordo com o ministério, o Hemovida vai facilitar a captação de doadores e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros. O miniapp estará disponível para download nas principais lojas de aplicativos, a partir desta segunda-feira (27). O anúncio de criação da plataforma foi feito no sábado (25), Dia Nacional do Doador de Sangue.


“O aplicativo Hemovida estimula a doação de sangue voluntária, um ato de amor que salva vidas”, afirma a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.


Para o Ministério da Saúde, a plataforma gratuita pode ser uma ponte entre os hemocentros da rede pública de saúde e os possíveis doadores. “O aplicativo desempenha um importante papel na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento”, diz a pasta.


Na plataforma, o doador poderá ainda convidar amigos e familiares, compartilhar experiências nas redes sociais e incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras.

Critérios de doação

O aplicativo trará ainda informações detalhadas sobre como e quem pode doar, além dos cuidados necessários no dia da doação. “[O aplicativo] garante que os doadores estejam bem informados e preparados”, acrescenta o ministério.


Quem quiser se cadastrar no ConecteSUS Cidadão precisa baixar o aplicativo nas lojas Android ou iOS, ou por meio do site conectesus.saude.gov.br. O login no app é feito pelo acesso único do Governo Federal (gov.br).

Fonte: Agência Brasil - Foto: Tomaz Silva

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


29 de outubro de 2025
Investimento objetiva agilizar tramitação de processos na Pasta
29 de outubro de 2025
Dados servem de base para o cálculo dos recursos do Fundeb,  programas federais, além de subsidiar indicadores, como o Ideb
29 de outubro de 2025
Em seu pronunciamento, o prefeito Ricardo Garcia reforçou o compromisso da administração municipal com a educação profissional e o fortalecimento da saúde pública 
29 de outubro de 2025
O combate à sífilis depende do acesso à informação, da realização regular dos testes e da adesão ao tratamento adequado 
29 de outubro de 2025
O evento contou ainda com opções gastronômicas variadas em food trucks, espaço kids, mostra de carros antigos 
24 de outubro de 2025
Para as áreas administrativas e operacionais,  a corporação atualmente conta com 125 integrantes
24 de outubro de 2025
Publicação explica que a base de cálculo do tributo  deve corresponder ao valor de mercado do imóvel transmitido
23 de outubro de 2025
Consumidor pediu a inclusão do CPF no cupom fiscal  em um abastecimento de R$ 100 de gasolina em um posto revendedor
22 de outubro de 2025
Inauguração da decoração natalina
22 de outubro de 2025
Na programação, palestras técnicas e educativas