Aplicativo facilitará doações de sangue no Brasil


27 de novembro de 2023

Hemovida quer mostrar importância de manter estoques em níveis seguros

Os estoques de sangue dos dos hemocentros podem ser reforçados por meio de um novo instrumento que facilitará a ação voluntária de doadores. O Ministério da Saúde criou a plataforma miniapp Hemovida, que está integrada ao ConecteSUS. Com o aplicativo, poderá ser obtida a carteira virtual do doador que terá informações de saúde, tipo sanguíneo e a data da última doação.


Além disso, o doador terá um registro pessoal e útil em situações de emergência; histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas e agendadas e ainda pode optar por fazer autodeclaração de doação de sangue para manter um registro do compromisso com a causa.


Sobre os serviços hemoterápicos o doador terá a localização da rede de saúde mais próxima, para identificar onde doar e receber informações sobre os serviços disponíveis em cada unidade.


De acordo com o ministério, o Hemovida vai facilitar a captação de doadores e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros. O miniapp estará disponível para download nas principais lojas de aplicativos, a partir desta segunda-feira (27). O anúncio de criação da plataforma foi feito no sábado (25), Dia Nacional do Doador de Sangue.


“O aplicativo Hemovida estimula a doação de sangue voluntária, um ato de amor que salva vidas”, afirma a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.


Para o Ministério da Saúde, a plataforma gratuita pode ser uma ponte entre os hemocentros da rede pública de saúde e os possíveis doadores. “O aplicativo desempenha um importante papel na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento”, diz a pasta.


Na plataforma, o doador poderá ainda convidar amigos e familiares, compartilhar experiências nas redes sociais e incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras.

Critérios de doação

O aplicativo trará ainda informações detalhadas sobre como e quem pode doar, além dos cuidados necessários no dia da doação. “[O aplicativo] garante que os doadores estejam bem informados e preparados”, acrescenta o ministério.


Quem quiser se cadastrar no ConecteSUS Cidadão precisa baixar o aplicativo nas lojas Android ou iOS, ou por meio do site conectesus.saude.gov.br. O login no app é feito pelo acesso único do Governo Federal (gov.br).

Fonte: Agência Brasil - Foto: Tomaz Silva

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


11 de setembro de 2025
Um dos pontos altos foi a apresentação do perfil dos municípios participantes; Cohagra foi reconhecida como modelo de gestão pelos avanços obtidos 
11 de setembro de 2025
ABERTURA: 12/09/2025 - FECHAMENTO: 12/09/2025
11 de setembro de 2025
ABERTURA: 12/09/2025 - FECHAMENTO: 12/09/2025
11 de setembro de 2025
Foram avaliadas as condições de trabalho, identificadas necessidades de melhorias e reforçada a importância da prevenção 
11 de setembro de 2025
Evento acontece na próxima terça-feira (16), às 8h, no Centro Tecnológico
11 de setembro de 2025
Companhia apresentou durante o evento em São Paulo aportes de R$ 59 bilhões até 2029 em MG e ressalta inovações que ampliam a confiabilidade do seu sistema elétrico 
11 de setembro de 2025
A escolha da base na Univerdecidade se deve ao fato de a região concentrar a maior massa verde da cidade 
10 de setembro de 2025
Prefeito Ricardo Garcia anunciou a realização do georreferenciamento de toda a cidade e da zona rural 
10 de setembro de 2025
Momento de fé, cultura e tradição
10 de setembro de 2025
As inscrições estão abertas e são gratuitas  para os Municípios filiados à Confederação Nacional de Municípios