Amvale e Semam Uberaba realizam 2º curso de capacitação sobre poda e supressão de árvore para equipes de prefeituras da região
A iniciativa visa garantir a preservação das áreas verdes, a segurança da população
e a qualificação dos profissionais responsáveis pelos serviços nos municípios da região
Realizado nesta sexta-feira (12) o 2º Curso de Supressão e Podas de Árvores, realizado pela Amvale e Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Meio Ambiente. Participaram do evento equipes das prefeituras de Conceição das Alagoas, Comendador Gomes, Campo Florido, Sacramento, Conquista, Água Comprida e Uberaba.
Atividades teóricas e práticas, ao longo do dia, foram ministradas na Sala Verde dos Conselhos, localizada no Parque Municipal Mata do Carrinho, em Uberaba, com ampla abordagem que incluiu orientações sobre diretrizes de supressão e podas, aspectos legais e procedimentos de manejo em áreas com rede elétrica.
Na abertura da capacitação, a secretária Executiva da Amvale, Vanessa Silva Faria, representando a presidente da entidade e prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, destacou que a realização desse tipo de treinamento não só fornece conhecimentos técnicos e práticos essenciais, mas também desempenha um papel importante na promoção de práticas sustentáveis e na segurança de quem trabalha com árvores.
“O curso contribui para que as intervenções sejam realizadas de forma técnica e responsável, evitando danos ao meio ambiente e melhorando a qualidade de vida nos espaços urbanos”, expôs Vanessa Silva Faria ao agradecer a presença dos representantes de prefeituras associadas, bem como à Secretaria de Meio Ambiente de Uberaba pelo trabalho em conjunto realizado.
As equipes presentes foram orientadas sobre o manejo adequado de árvores, incluindo plantio correto, poda e supressão, além de prevenções de riscos relacionados a serviços públicos, como energia elétrica.
“Instruções foram expostas por profissionais de diversas áreas, como biólogos e engenheiros ambientais. Em Uberaba, o processo de solicitação digitalizado para poda e supressão é feito pelo site da Prefeitura. A média mensal varia entre 50 e 60 solicitações”, destacou o titular de Meio Ambiente, Edno César da Silveira.
Além disso, a cidade possui um plano de arborização que busca evitar erros no plantio. “A colaboração da população é fundamental para a manutenção das árvores plantadas, especialmente durante períodos de seca”, observou o secretário, ao reforçar a importância da escolha adequada de espécies para promover uma arborização efetiva”, completou o secretário.
O curso contou com palestras de representantes da Cemig, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Iluminação da Prefeitura de Uberaba.
...
Assessoria de Comunicação/Amvale
OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES
